5- Quais Terminações Devo Registrar
Uma dúvida frequente que ocorre tanto em grandes como em pequenas empresas é a seguinte:
Quais terminações de domínio devo registrar?
As boas práticas recomendam que os domínios de uma empresa devam ser tão abrangente quanto os interesses desta empresa.Da mesma forma, uma empresa deve registrar suas marcas em todos os países que estiverem dentro de suas áreas de interesse.
Assim, uma pequena empresa brasileira deve registrar pelo menos o domínio brasileiro (.com.br) e o respectivo domínio mundial (.com). No entanto se esta pequena empresa tiver interesses no exterior (vendas, presença etc) é recomendável que esta pequena empresa registre seus domínios e suas marcas em todos os países que estiverem dentro de sua área de atuação.
Já no caso das corporações, além de registrar os domínios e marcas em todos os países de seu interesse, é altamente recomendável que uma corporação esteja atenta, também, aos seus interesses futuros. Países e regiões que possam vir a constituir áreas de interesse futuro, também devem ser protegidas.
Estas proteções de direitos intelectuais (marcas, patentes e domínios), ao invés de representar um custo, representa uma economia.
Na verdade o custo da prevenção é muito menor do que o custo da correção, que em alguns casos podem chegar a valores extremos ou ser completamente inviável.
Frequentemente, em nossa empresa, precisamos solucionar para os nossos clientes o problema de ter que comprar domínios já registrados e o custo de uma operação desta costuma variar de 10 a 200 mil dólares. Isto quando é possível comprar o domínio. Em alguns casos é praticamente impossível comprar o domínio. Recentemente tivemos um caso em que o domínio pertence a uma empresa norte americana (SA) com um valor de mercado de 45 bilhões de dólares. Num caso deste para comprar o domínio seria preciso comprar a empresa junto.
Portanto no caso dos domínios de internet o velho provérbio ainda funciona muito bem: "é melhor prevenir do que remediar".