Menu para Compra de Domínio

Perguntas Frequentes - ISO 9000

Domminio de Internet



1 - O que significa ISO? 


É a sigla em inglês para "Organização Internacional para Padronização" (International Organization for Standardization). A ISO é uma entidade que congrega os grêmios de padronização/ normalização de 170 países. Fundada em 23 de fevereiro de 1947, na cidade de Genebra, na Suíça, a ISO aprova normas internacionais em todos os campos técnicos.


2 - Para que serve a ISO?


A ISO 9001 é uma norma que visa estabelecer critérios para um adequado gerenciamento do negócio tendo como foco principal a satisfação do cliente, através de uma série de ações, dentre as quais podemos destacar:
 
- todos da empresa precisam estar totalmente comprometidos com a satisfação do cliente;

- adequado gerenciamento dos recursos humanos e materiais necessários para as operações do negócio;

- existência de procedimentos, instruções e registros de trabalho formalizando todas as atividades que afetam a qualidade;

- monitoramento dos processos através de indicadores e tomada de ações quando os objetivos preestabelecidos não são alcançados.
 
 
 
3 - Todas as empresas precisam ter ISO 9001?
 
Ter um certificado ISO 9001 significa que uma empresa tem um Sistema gerencial voltado para a qualidade e que atende aos requisitos de uma norma internacional. Não há obrigatoriedade para se ter a ISO 9001. As normas foram criadas para que as empresas as adotem de forma voluntária.
 
 
 
4 - Por que uma organização deveria implementar a ISO 9001?
 
Os clientes são a alma do negócio! Para manter clientes - e mantê-los satisfeitos - o produto ou serviço deve atender às suas necessidades. A ISO 9001 fornece uma estrutura para a tomada de uma abordagem sistêmica para gerenciamento dos processos do seu negócio para atender esses requisitos. 
 
 
 
5 - Empresas de serviços podem ter ISO 9001?
 
Sim, qualquer empresa, industrial ou de serviços, pode se beneficiar de um Sistema de Gestão da Qualidade certificado (SGQ); hoje, já existem centenas de empresas de serviços com seus sistemas de gestão certificados.
 
 
 
6 - Quais são os principais benefícios com  a certificação ISO 9001? 
 
- demonstra o compromisso da empresa com a qualidade e a satisfação do cliente;

- garante que os produtos e serviços atendam efetivamente os clientes, os regulamentos, a legislação e os requisitos aplicáveis;

- permite medir o progresso contínuo em direção à melhoria do desempenho do negócio, criando uma referência;

- ajuda a melhorar o desempenho organizacional.
 
 
 
7 - Quem decide se a empresa pode ter o CERTIFICADO ISO?
 
Depois que uma empresa decidiu pela implantação da ISO, ao final deste processo precisa contratar uma companhia certificadora que realizará uma auditoria a fim de verificar se a empresa atende aos requisitos da norma. Esta companhia certificadora é uma entidade independente e autorizada para realizar as auditorias. No caso do RegistroCom.Com, escolhemos a QMS Brasil.
 
 
 
8 - O que significa "Melhoria Contínua"?
 
O conceito de melhoria contínua está fundamentado na filosofia japonesa Kaizen e pressupõe a existência de desafios, a capacidade de identificar as causas dos problemas e implementar soluções. Estabelece o princípio de que é sempre possível encontrar uma maneira mais eficiente e eficaz de se realizar um processo ou uma atividade.
 
 
 
9 - O que é um "Sistema de Gestão da Qualidade"?
 
É um conjunto de elementos interligados, integrados na organização, que funciona como uma engrenagem para atender a Política da Qualidade e os Objetivos da empresa, tornando-se visível nos produtos e nos serviços e atendendo as expectativas dos clientes.